19 de outubro de 2010

Planejamento financeiro, plano de saúde e ortognática

Se você pretende fazer uma ortognática, e se você já chegou a ir em algum cirurgião fazer o orçamento, você já percebeu que essa cirurgia é pra lá de bagdá de cara. Antes de decidir pelo meu cirurgião, eu fui em mais um, e o orçamento da mão de obra foi mais ou menos a mesma coisa. Eu achei até engraçado pegar mais de um orçamento, porque parecia quase a compra de um carro, ou de uma casa, e realmente é uma grande decisão, até porque não dá pra ir apenas pelo mais barato, porque, às vezes o barato sai caro. Não que o cirurgião que cobre mais barato seja pior, mas na hora de escolher o cirurgião, como eu já disse antes, é importante que role a química, entende? Porque é MUITA confiança que você deposita, logo, tem que ter afinidade, até pra decidir detalhes da cirurgia e tal. Mas...
Voltando pro financeiro, o material dessa cirurgia é beeeeeeeeeeeeem caro. E eu não estou exagerando. Claro que o valor depende do tipo de cirurgia, porque muda o material e tal, mas, pra você ter uma ideia, só o material da minha cirurgia foi por volta dos R$50.000,00. QUEEE? Pois é. (lembrando que a minha foi mandíbula, maxila e mento e que meu cirurgião opera com uma marca de material X ou Y). Isso foi só de material, que é a parte mais cara da cirurgia, e graças a não sei quem, o plano de saúde cobriu. O meu é Unimed. Não tô fazendo propaganda não, mas ó, realmente é legal que o cirurgião tenha uma relação legal com o plano de saúde, pois isso pode atrasar MUITO sua vida. Não sei como funciona o processo pelo SUS, mas com o plano de saúde particular devo dizer que você vai juntar uma grande papelada de documentos, orçamentos, telefones e contatos, além de prazos para entrega de deferimentos, que, provavelmente, serão muito maiores do que o prometido, e pode ser que você tenha que passar por perícia (ainda bem eu não precisei)... ENFIM, como o que importa é o que interessa, além do material, que, dependendo do plano que você tem no seu plano de saúde, eles ainda cobram uma porcentagem mensalmente, tem que pagar:
*o preço da manutenção do ortodontista,
*as sessões da fono (por volta dos R$70 cada sessão) (meu cirurgião só opera com fono antes e depois, e realmente, dá uma diferença absurda no tempo de recuperação, pra muito menos tempo), 
*os remédios do pós operatório (que não são muitos),
*a mão de obra (que inclui o cirurgião, anestesista e etc. Eu fui em dois cirurgiões, e o orçamento ficou por volta dos R$7.000,00,
*os exames do pós pós operatório. Outro dia fiz uma tomografia pra ver ATM e foi R$300,00. Sendo que eu poderia muito bem ter aproveitado essa tomo e ter visto logo espaço aéreo agora (depois explico direito), só que vou ter que fazer outra no final do ano, ou seja, mais 300 pila! Nem todo exame é caro como a tomo, mas.... tem que fazer raio-x alguns outros pra ver placa, acomodação, cicatrização e tal....
*e provavelmente alguma coisa que eu esqueci.

Conclusão: tem que ter planejamento financeiro ou ser muito rico pra fazer do nada a ortognática, ter um cirurgião com boa relação com o plano de saúde, ter muita paciência e persistência de ficar ligando pro plano cobrando o deferimento da cirurgia, estar por dentro do seu processo.

Moral: Não desanime. Todo o esforço vale a pena, tô aqui pra provar isso! ;)

3 comentários:

  1. Nossa... realmente é um procedimento BEM caro... meu Plano é GEAP e mesmo assim ainda terei que pagar algo em torno de 15 mil reais... Porém minha cirurgia é só pro segundo semestre de 2011, até lá dá pra sambar um pouquinho e conseguir toda a grana. Bjos, Super Blog esse seu, ainda mais pra pessoas que irão passar por essa cirurgia ( como eu ) !!! =)

    ResponderExcluir
  2. http://ortognaticadapaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. você fez essa cirurgia aonde (cidade)? e quem foi o seu dentista?
    responde para meu e-mail: maysiti@hotmail.com

    ResponderExcluir